sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

História de Maravilha

Hoje Nós Vamos Contar a história de um lugar que surgiu lá pelo ano de 1930.
O primeiro nome dado a este foi bulândeira, por conta de um amarzém bulândeira usado para descaroçar algodão.
Só que por ser um lugar acolhedor e transbordante de felicidade, pois o encanto das árvores, das flores e o canto dos pássaros deixavam todos os visitantes encantados e chegavam a falar. ´´Que Maravilha``. Por isso deu-se o nome de Maravilha.
 A primeira família a chegar neste lugar foi à família  a cruz, Marcos e Rosa vieram do Sítio de Dona Rosa, em seguida chegaram: Raimundo Pedro Juvenal, Manoel Leandro, Justino Leite, Sebastião Bezerra e Miguel Justino.
 A primeira casa de tijolos foi de sebastião bezerra hoje pertence à Rozita, tinha também o armazém bulândeira usado para descaroçar algodão. Este armazém era onde hoje é a padaria de Jose Pereira. Depois, criou-se uma usina de caroá onde se produziam roupas e barbantes. Esta usina era onde hoje é a padaria de Ricardo. Só que a praga tomou conta do algodão, e os agricultores resolveram plantar milho e feijão. Depois veio alguma professora de Custódia, uma irmã de Finelôn, Conceição de Zé quebra unha e Dobem. Ainda não existia escola os professores ensinavam em uma casa.
 Pois a escola foi iniciada na década de 40 com o apoio do prefeito Ernesto Queiroz. Mas quem edificou mesmo a escola foi Luiz Epaminondas. E hoje ela tem o nome de Escola Municipal Manoel Leandro de Morais, porque Josias Leandro quando vereador de maravilha deu este nome em homenagem ao seu pai, Manoel Leandro, por ter sido um dos primeiro moradores da nossa comunidade.
 A igreja foi construída pelo Sr. Aldelino, com a ajuda de outros moradores, os Srs.: Antônio Pedro da Silva, Elias ´´o motorista`` do padre , Padre  Luiz e muitos outros.
 Também foi construído um chafariz e um armazém, por um mestre de obras chamado Patrício.
 O primeiro mecânico chamava-se Augusto e também fez parte da historia de Maravilha, colaborando com os concertos que iam surgindo, bem como os marceneiros: Augusto Libório e José de Souza, este fizeram os primeiros trabalhos utilizando a madeira.
 Chegaram duas moças muitos bonitas, da Mata Grande, uma delas chamava-se Madalena.
 Que ficavam muito conhecidas pela sua beleza daí então as pessoas ficavam chamando Madelena de Maravilha.
 E assim Maravilha crescia cada vez foi surgindo os fazendeiros sendo os primeiros: os Srs.: Zé Mataverde, Francisco Cachoeira Paraibano,, Lourenço da Malhada e etc.
 Surgiu também os vaqueiros, João Pereira, esposo de Demessa, Antônio Mata Verde e Augusto Honório.
 Os primeiros sanfoneiros foram: Vicente Basto Medeiros, pedro Bilicarte e etc.
 Os primeiros prefeitos foram: Inocêncio Lima, de Betânia, pois Custódia pertencia a este município.
 A energia a moto surgiu no ano de 1961, a feira era realizada em uma quarta feira, a primeira foi em 06/12/1933.
 O primeiro meio de comunicação foi a rádio que pertencia ao Sr. Adalberto. E muitas famílias iam a sua casa  para ouvi o repórter.
 O Sr. Adalberto foi também o primeira a compra uma bicicleta por dois conto de réis, o mesmo alugava ao preço de dois, três, quarto tostão de dependendo do passeio.
 A primeira televisão foi trazida por Zefinha Dina que veio de São Paulo e trouxe de presente para sua mãe, e assim abriu o caminho da modernidade, trazendo a imagem do mundo lá fora.

Um comentário:

  1. ADOREI A HISTÓRIA IAGO TEM COISAS AI QUE EU NEM SABIA QUE EXISTIA...Ksksksksks muito bom mesmo.

    ResponderExcluir